TudoDownloads

Busca Tutoriais




Top semanal



Isole os bad blocks em seu sistema

Em: PC, Por: Redação tudodownloads, Data: 27/01/2010 12h 10min

Avaliação:

Dê sua nota: 5.7 « Muito Bom

Como recuperar HDs com setores defeituosos?



Antes de tudo, é preciso perguntar: o que é um bad  block? Bad blocks são setores defeituosos do HD,  ou disco rígido, que o sistema marca para que não  sejam mais utilizados/consultados pelo processador,  evitando, assim, a perda de dados ou de informação.  Este tipo de problema costuma acontecer quando existe um  defeito físico em parte da superfície do disco rígido, causado  por pancadas ou por quedas abruptas de energia, o que leva  as cabeças de leitura a se encostarem à superfície do disco,  resultando na danificação desta superfície. Isso tudo além  do estresse mecânico ao qual o HD é submetido após tanto  tempo de utilização.  É muito comum o usuário achar que existem softwares que  consertam um bad block. Um bad block, ou uma parte danificada  da superfície do HD, não tem conserto. Quando o dano é  físico, não existe mais possibilidade de leitura da informação  que estava ali magnetizada. É como um pedaço de seu monitor  com o vidro trincado ou com pixels danificados fisicamente:  não há possibilidade de recuperação, a não ser que se efetue  a troca do componente. 

Então, por que dizemos que é possível recuperar os bad  blocks? Na verdade, o que existe hoje em dia são programas  que não formatam fisicamente o disco rígido, apesar de  serem denominados programas de formatação física. Esses  softwares possuem recursos para identificar os setores que  estão defeituosos (bad blocks) e apagar o disco. Além disso,  tais programas contêm outra função muito importante. Eles  atualizam constantemente o mapa de setores do disco que  estão defeituosos.  Realizado o processo de formatação, os setores defeituosos  serão descartados. Para seu sistema operacional, não haverá  nenhum back block, pois eles serão ignorados. Ou seja, eles  não são removidos ou consertados, apenas marcados para não  serem mais lidos. Assim, você pode voltar a utilizar o HD sem  sobressaltos ou erros de sistema.  Como recuperar HDs com setores defeituosos?  Para cada tipo de HD, ou seja, para cada marca, existe um  programa específico para realizar esse tipo de formatação. 

O procedimento inicial é basicamente o mesmo. Efetuar o  backup das informações do disco rígido, criar um disco de  boot, seja disquete ou CD, alterar a ordem de boot na Bios,  dando início assim à formatação do HD por meio do respectivo  software, atualizando o mapa de setores e garantindo,  assim, o bom funcionamento do HD. É bom ressaltar que  discos rígidos com muitos setores defeituosos talvez não  sejam totalmente recuperáveis, e danos muito graves na  estrutura da superfície do disco seriam impossíveis de se  resolver desta maneira.  Não é possível falar de todos os programas em apenas  um tutorial. Neste, especificamente, demonstraremos todo  o procedimento utilizando o MaxBlast, software para formatar  e recuperar HDs da marca Quantum. Em outras edições,  poderemos apresentar outras ferramentas, se bem que o  procedimento é praticamente o mesmo, alterando-se apenas  a interface do programa e a marca dos componentes  de hardware.


1 – Uma coisa que muita gente não sabe é que uma ferramenta do próprio Windows pode indicar se existem setores defeituosos nos discos rígidos de seu computador.




2 – Basta fazer um ScanDisk. Para isso, acesse o menu Iniciar do Windows e selecione a opção Meu Computador para abrir a tela com as unidades de disco rígido disponíveis.




3 – Todas as opções de discos rígidos, ou discos removíeis etc., aparecerão listadas. Clique com o botão direito do mouse no ícone da unidade que deseja verificar e, em seguida, em Propriedades.




4 – Na janela de propriedade do disco, clique na guia Ferramentas para abrir novas opções. Em seguida clique no botão Verificar agora para dar início ao procedimento.




5 – Na janela seguinte, selecione a opção Procurar setores defeituosos e tentar recuperá-los e clique no botão Iniciar, para que o sistema comece a varredura.




6 – Aguarde a execução do processo de verificação do disco rígido em questão. Ao final do procedimento, exibir-se-á um relatório em que constarão ou não seções defeituosas ou bad blocks.




7 – Caso seja necessária a intervenção, por questões de segurança, é imprescindível efetuar um backup das informações contidas em seu HD, ao menos dos dados mais importantes.




8 – Acesse o menu Iniciar e repita os procedimentos descritos nos passos 2 e 3 deste tutorial, até chegar à tela de propriedades do disco rígido em questão.



Tags: Bad Blocks Pc Tutorial Dicas Truques

Deixe seu comentário

Nome:


Email:

Comentário:

Digite o texto abaixo:

  • 12:19
  • 20/09

Arthur

Quando faço êste procedimento vem mensagem dizendo que não é possível fazer porque o disco está em uso e pede para agendar para próxima inicialização.E agora?

  • 10:18
  • 03/08

carlos

muito bom.

Fim dos comentários