TudoDownloads

Busca Tutoriais




Top semanal



Criação de botões no Flash para sites

Em: Flash, Por: Redação tudodownloads, Data: 04/02/2010 11h 08min

Avaliação:

Dê sua nota: 7 « Muito Bom

Aprenda a fazer botões, dando um toque pessoal ao seu site ou apresentação



O botão é algo básico e extremamente  importante para quem  trabalha com Flash. Em um site,  é o botão que nos leva de uma  seção a outra, que possibilita o envio de um  e-mail, enfim, que permite nosso deslocamento  dentro da página. Se, por outro, lado  você estiver fazendo apenas uma apresentação,  o botão será igualmente necessário para  avançar e retroceder os “slides” ou reiniciar  a apresentação, por exemplo. Ou seja, não  podemos viver sem eles.  Mas chega de usar os botões de sempre. 

Com o tutorial a seguir, você terá boas dicas  sobre como personalizar seus botões, criando  opções exclusivas. São diferenciais como  esses que darão ao seu site ou apresentação  um tom mais original e profissional, saindo  do lugar comum.  O Flash é bastante completo ao fornecer  ferramentas para criar botões. A gama de  possibilidades é extensa. Temos liberdade  para fazer botões, desde os mais simples aos  mais avançados. Para facilitar o entendimento  sobre como criá-los no Flash, dividiremos  o processo em três partes básicas: a criação,  a edição e a ação. 

A criação é o simples ato de definirmos o  que será o botão. Pode ser uma elipse criada  com uma ferramenta-padrão do Flash, uma  imagem ou até mesmo um texto. Fica a  seu critério.  A edição é a parte mais trabalhosa, é como  você determina o comportamento do botão.  Essa edição, por sua vez, divide-se em quatro  partes, as quais explicaremos a seguir. Para  acessar essa área, é preciso dar um duplo  clique sobre o botão a ser trabalhado. Lá  você encontrará uma linha do tempo mencionando  quatro áreas, que são: 

1 – Para cima: tudo o que estiver incluso  neste quadro aparecerá enquanto o  botão não estiver em uso; será a “cara”  do botão. 

2 – Sobre: este quadro contém a imagem  que será apresentada quando o mouse passar  por sobre o botão que criamos. 

3 – Para baixo: aqui é onde ficará  a imagem do botão quando este for  pressionado. 

4 – Área: local em que você poderá definir  a área de funcionamento de seu botão. Se  for um botão redondo, por exemplo, crie  neste quadro uma figura circular mais ou  menos do tamanho do botão, assim, em  qualquer área do círculo que o botão for  solicitado, ele estará ativo.


Por fim, temos a ação, que nada mais é  do que determinar ao botão o que ele deve  fazer efetivamente, se deve ir para um outro  quadro, para uma outra cena, se deve  reiniciar uma apresentação ou se deve abrir  o Outlook para que mandemos um e-mail,  por exemplo.  É claro que o Flash já fornece algumas  opções de botões pré-feitos, as quais podem  ser encontradas na biblioteca de botões.  Veja clicando em Janela, Bibliotecas Comuns,  Botões. Na janela que se abrirá, você  tem várias opções disponíveis e para usar  alguma delas, clique e arraste o botão para  dentro da área de trabalho.  Essa opção é ideal para quando você tiver  muita pressa e não quer criar seus próprios  botões. Se preferir, pode também editá-los  dando seu toque pessoal, bastando, para  isso, pôr em prática o que você aprenderá  no tutorial a seguir.


1 – Vamos simular um botão que remeta para a seção de contato de um site. Comecemos, então, criando um retângulo qualquer e escrevendo sobre ele Contato.































 

2 – Em seguida, clique sobre a figura,
segure e arraste o mouse por sobre ela
para que, assim, selecionemos o retângulo e o texto.






























 

 

3 – Agora vamos transformar isso em um botão propriamente dito: clique com o botão direito do mouse e, em seguida, em Converter em Símbolo.






























 

 

4 – Feito isso, selecione a opção Botão
da janela que se abriu e nomeie o botão. Aqui vamos chamá-lo de botão tutorial. Clique em OK.





























 

 

5 – Já criamos um botão, agora vamos editá-lo. Para isso, dê um duplo clique sobre ele para entrarmos na área de edição de botões.






























 

 

6 – Até então só temos funcionando o quadro Para cima. Para colocar os demais em funcionamento, selecione todos com o mouse e tecle F6. Assim, teremos a mesma imagem repetida em todos os quadros.

























 

 

7 – Agora vamos trabalhar o quadro Sobre. Clique nele para que possamos editá-lo.


































 

 

8 – Vamos alterar o texto para a frase “fale com a gente”. Assim, quando passarmos o mouse sobre o botão escrito CONTATO,ele mostrará esta  segunda frase.



























 

 

    Página 1 de 2
  • «
  • 01
  • 02
  • »

Tags: Flash Criação Botão Site Web Apresentação Tutorial Dicas Truques

Deixe seu comentário

Nome:


Email:

Comentário:

Digite o texto abaixo: