TudoDownloads

Busca Tutoriais




Top semanal



Desenvolvendo projetos em 3D com AutoCAD

Em: AutoCAD, Por: Adeline Daniele, Data: 03/05/2010 12h 03min

Avaliação:

Dê sua nota: 10 « Muito Bom

Veja como começar um desenho em 3D no AutoCAD e aprenda a montar um jardim.



Desenvolver o hábito de usar 3D no decorrer de projetos pode proporcionar aos arquitetos uma ferramenta valiosa, pois auxilia não somente na apresentação do trabalho ao cliente, o que facilita sua compreensão, mas também a do próprio profi ssional, que pode estudar novas soluções para estrutura, fechamentos, acabamentos e volumes para desenvolver um trabalho único e bem-acabado. O pro- fi ssional que domina 3D termina por se destacar tanto na elaboração como na fi nalização de um projeto.

Neste tutorial, vamos criar um espaço externo, com uma piscina, um deck e uma pérgola, apresentando uma das formas de montar uma perspectiva em 3D. A partir dos comandos que serão mostrados, podemos desenvolver diversas perspectivas e ambientes em 3D, para depois aplicar os materiais, renderizar no próprio CAD ou exportar para outro software de renderização. Começaremos este passo-a-passo com uma planta bem simples, para melhor compreensão. As medidas estão em metros e para desenvolver os passos, será preciso criar os seguintes layers: árvores, auxiliar, deck, jardim, pergolado, piscina e piso piscina.

 



Clique aqui para baixar a nova versão do AutoCAD.


 

 

1. Crie um novo arquivo e digite La para criar as layers de acordo com os ambientes que serão desenhados e os diferentes materiais que cada um deverá possuir.

 

 

2. Selecione a layer jardim. Digite Rectangle, Enter e, depois, clique em um ponto qualquer na tela e digite as dimensões da base do desenho (@21,14).

 

 

3. Vá ao menu View, 3D Views, SE Isometric para trocar a vista do desenho. Digite Extrude e clique no retângulo. Clique Enter e digite a altura (0.03). Novamente, clique Enter.

 

 

4. Selecione a layer auxiliar. Digite Rectangle, Enter, clique no edpoint superior da base e digite as dimensões do desenho auxiliar (@2,2).

 

 

5. Selecione a layer piso piscina. Digite Rectangle, Enter, clique no edpoint do retângulo auxiliar e digite as dimensões do piso da piscina (@6,8).

 

 

6. Digite Erase, selecione o retângulo auxiliar e pressione Enter. Digite Extrude e clique no retângulo. Pressione Enter, depois digite a altura (0.50) e confirme com Enter.

 

 

7. Selecione a layer deck. Deixe o Ortho ligado. Digite Pline, Enter. Clique no edpoint do piso da piscina, e faça um “L”, contornando o retângulo até fechar o polígono.

 

 

8. Digite Extrude e clique no polígono criado. Pressione Enter, digite a altura do deck (0.05) e, depois, confirme. Para isso, tecle Enter novamente.

 

 

9. Selecione a layer auxiliar. Digite Rectangle, pressione Enter, clique no edpoint superior do piso da piscina e digite as dimensões do desenho auxiliar (@1,-1).

 

 

10. Selecione a layer piscina. Digite Rectangle, pressione Enter, clique no edpoint do retângulo auxiliar e digite as dimensões da piscina (@-3,-5).

 

 

11. Digite Erase, selecione o retângulo auxiliar e tecle Enter. Digite Offset, Enter, a espessura da parede da piscina e, novamente, Enter. Selecione o retângulo e clique em sua parte externa.

 

 

12. Digite Extrude e clique no retângulo interno. Pressione Enter e, em seguida, digite a profundidade da piscina (1.50). Confirme com Enter.

 

 

13. Digite Extrude e clique no retângulo externo. Pressione Enter e, depois, digite a profundidade da piscina e a espessura da parede (1.65). Confirme com Enter.

 

 

14. Digite Copy, selecione o cubo maior e clique duas vezes no mesmo edpoint. Digite Subtract, selecione o piso da piscina e tecle Enter. Depois, clique no cubo copiado e dê Enter.

 

 

15. Digite Copy, selecione o cubo maior e clique duas vezes no mesmo edpoint. Digite Subtract, selecione a base do desenho e dê Enter. Depois, clique no cubo maior e em Enter novamente.

 

 

16. Digite Subtract, selecione o cubo externo da piscina e pressione Enter. Depois, escolha o cubo interno e tecle Enter. Digite Hide para ver o resultado.

 

 

17. Para completar o desenho, faça um caminho de pedras com um pergolado. Para isso, use o mesmo princípio de linhas auxiliares, Rectangle, Extude, Subtract e Union.

 

 

18. Digite Insert para inserir blocos em 3D. Depois, tecle 3Dorbit para girar o desenho e encontrar novos visuais. Por último, digite Hide para ver o ambiente.

 

 

 


Tags: autocad 3d comodos modelagem arquitetura ambiente dormitório alvenaria camadas extrude line ucs jardim layer 2d projetos plantas

Deixe seu comentário

Nome:


Email:

Comentário:

Digite o texto abaixo:

  • 12:47
  • 04/12

gelson

Quero aprender a montar jardins com estes programas!

  • 19:42
  • 27/03

sergio

Graças a www.tvdigitalnopc.com.br a Sky nunca mais vai ver a cor do meu dinheiro

  • 13:38
  • 12/05

a

autocad