TudoDownloads

Busca Tutoriais




Top semanal



Trabalhe com filtros no Excel 2007

Em: Office, Por: Redação tudodownloads, Data: 03/02/2010 10h 34min

Avaliação:

Dê sua nota: 8.1 « Muito Bom

Visualize rapidamente dados em uma tabela



O uso de tabelas com grande quantidade de linhas e  colunas é cada vez mais comum.  Porém, com tantos dados em uma única tabela  fica difícil manter as informações organizadas. E  pior, muitas vezes, quando queremos encontrar algo na planilha,  sofremos muito ou até mesmo localizamos informações  incorretas.  Para resolver isto o Excel dispõe de muitas ferramentas  para organizar dados e localizar informações em uma planilha.  Ferramentas que vão desde um simples localizar como  um complexo conjunto de fórmulas para realizar buscas em  tabelas, conhecidas como fórmulas de banco de dados.  Uma destas ferramentas são os filtros. No Excel 2007  os filtros foram muito aperfeiçoados e estão mais fáceis  de serem usados. 

Este método traz a vantagem de ser rápido e muito eficiente,  mesmo para muitos registros e não exige muito conhecimento  do usuário em Excel.  A grande utilidade dos filtros é o usuário poder visualizar  apenas as linhas de uma tabela que atendam suas  necessidades no momento.  Se você possui uma grande tabela com os dados de funcionários  como nome, endereço, salário, sexo, idade ect., você  pode, por exemplo, com esta ferramenta, configurar sua  planilha para somente mostrar as linhas em que os salários  dos funcionários forem maior que um determinado valor. Ou  você pode exibir apenas os funcionários que a idade não for  superior a 21 anos, por exemplo, bastando para isto apenas  alguns cliques no filtro da coluna Idade. 

Em nosso tutorial vamos criar uma tabela com dados de  funcionários e produtos de uma empresa fictícia. Iremos realizar  filtros por nome, valores, data etc. e mostrar como é  fácil fazer uma classificação de dados para deixar os maiores  valores por ultimo ou em primeiro na tabela.  Esta ferramenta também permite que sejam realizados filtros  dentro de dados já filtrados anteriormente. Com isso,  você pode criar várias condições para filtrar os registros de  sua tabela não se limitando a uma coluna por filtro.  Aprender a usar os filtros pode representar um grande  avanço em seus trabalhos com planilhas, tornando-as mais  eficientes e organizadas.  Vamos dar inicio ao nosso trabalho.


1 – No Microsoft Excel 2007, abra uma planilha em branco. Em seguida nomeie algumas células na primeira linha. Elas serão os títulos das colunas da tabela. Veja o exemplo na figura acima.


 

 

2 – Adicione valores aleatórios para cada campo. Adicione pelo menos umas dez linhas para podermos verificar melhor a eficácia dos filtros. Em nosso exemplo criamos dez linhas de dados.


 

 

3 – Agora vamos formatar a tabela apenas para facilitar a visualização. Você pode formatar a tabela do jeito que achar melhor e mais bonito. Veja nossa formatação como exemplo para a sua.


 

 

4 – Para começar a trabalhar com os filtros, devemos ativá-los. Marque alguma célula dentro da tabela. Clique em Dados em seguida visualize a guia Classificar e Filtrar e suas opções.


 

 

5 – Para inserirmos a ferramenta de filtros em nossa tabela, na guia Classificar e Filtrar, clique em Filtrar. O resultado será a criação de filtros para cada coluna de nossa tabela.


 

 

6 – Para verificar as opções do filtro colocado em cada coluna, basta clicar na seta que é mostrada do lado direito de cada célula da primeira linha da tabela. Familiarize-se com as opções deles.


 

 

7 – Para fazer a classificação, vamos deixar, por exemplo, a tabela na ordem crescente quanto à coluna Valor. Na coluna Valor clique na seta do filtro e em Classificar do Menor para o Maior.


 

 

8 – A tabela é rearranjada de modo que a primeira linha tenha o registro de valor menor. Para fazer a classificação inversa, na seta do filtro, clique em Classificar do Maior para o Menor.


 

 

9 – Perceba que os dados foram novamente movidos de forma que a primeira linha tem o maior valor. Perceba que uma segunda seta aparece do lado da seta do filtro, com o tipo de classificação.


 

 


Tags: Excel 2007 Filtros Office Tabelas Planilhas Tutorial Dicas Truques

Deixe seu comentário

Nome:


Email:

Comentário:

Digite o texto abaixo: